sábado, 12 de junho de 2010

Não é dia dos namorados no Chile, e eu acho isso ótimo.

No Chile o dia dos namorados é comemorado como na maioria dos países, no mesmo dia de São Valentin, então só lembrei da data quando já era tarde. Para ser honesta, é bom quando não há uma obrigação de escolher um presente, sair para jantar e ter uma noite româtica só porque o comércio diz que isso é o que você tem que fazer. Para tudo isso não é preciso uma data, não é mesmo? E como na Suiça o dia também é comemorado em 14 de Fevereiro, a data não faz sentido para mim neste ano.
Pedra Lapiz Lazuli


Mesmo assim pensei em alguma sugestão de presente aqui da região. Ainda não estou morrendo de frio a ponto de me render ao ¨poncho¨típico do Chile e como a maioria das mulheres tenho um apreço por pedras, escolheria algum objeto feito com a pedra chilena, Lápiz Lazuli.


Com um azul profundo, a pedra semipreciosa é matéria prima para jóias caras quando não apresenta ¨defeitos¨causados por outros materiais como pirita ou calcita. É encontrada também no Afeganistão, Estados Unidos, Egito e Canadá. No Chile, segundo maior explorador, é uma das principais fontes de renda dos moradores de Ovalle, capital da província de Limarí, 421km de Santiago.




A maior p
arte das peças encontradas no mercado popular aqui de Santiago levam apenas o nome Lapiz Lazuli pois são nada mais do que Jasper, pedra Alemã de pouco valor, colorida artificialmente de azul.








A cor é tão fascin
ante que ficaria satisfeita até mesmo com a cópia, mas peças verdadeiras são encontradas em tamanhos menores pelo valor aproximado de 50 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário