quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Tibet fica na Argentina: Uspallata e suas belas montanhas.

Uspallata é um vilarejo duas horas de Mendoza, quase na divisa com o Chile, de nome totalmente desconhecido para mim até essa semana. Mas sua bela paisagem já foi vista por milhares de pessoas pelo mundo, mesmo sem receber a fama, quando suas montanhas foram cenário para o filme ¨Sete anos no Tibet¨ (1997) estrelado por Brad Pitt. Mas engana-se quem pensa que em todos os lugares só se fala de sua participação em Hollywood, pelo contrário, a única lembrança do filme são algumas fotos dos atores espalhados pelos restaurantes e bares da única avenida da vila. Ao lado estrada em Uspallata


Uspallata tem muito mais atrativos. Além de rotas para serem exploradas a pé saindo do centro do povoado, como a Via Crucis ou a Montanha das Sete Cores, partindo do terminal central há ônibus para a Puente del Incas, formação rochosa que deu origem a uma passagem natural sobre o rio Las Cuevas, caminho usado por Incas e militantes de San Martín na travessia dos Andes. Partindo da Puento del Inca uma caminhada de 4km cheia de descobertas leva ao Parque Provincial Aconcagua. Com mais uma hora de caminhada pela rota do parque é possível alcançar a base da montanha mais alta fora do Himalaia, e admirar seus 6.962 metros de altura. Via Crucis em Uspallata.

O único hostel da região é o Hostel International Uspallata, além disso há hotéis, pousadas e hotéis de luxo. O hostel tem acomodação simples e nem sempre banho quente, mas os donos são incrivelmente amáveis. Não é preciso reserva para o inverno, uma vez que a montanha fecha quando há muita neve e os alpinistas não aparecem. No verão é a única opção barata para mochileiros, é preciso reserva.


Saindo de Mendoza a passagem será para Uspallata mas peça ao motorista que pare no Hostel, cerca de 3km do centro do povoado. Eles estão acostumados e sabem do que você está falando. O mesmo para quem vem de Santiago, após passar pelo terminal de Uspallata avise que vai descer no Hostel, ou sua próxima parada será em Mendoza.



Hostel Uspallata

http://www.hosteluspallata.com.ar/


Atrações em Aconcagua

http://www.aconcagua.mendoza.gov.ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário