terça-feira, 8 de junho de 2010

Todo mundo ama o Mr. Hugo: visita às vinículas de Mendoza.

Os passeios pelas vinículas de Mendoza são geralmente feitos de duas formas: contratando o serviço de uma agência de turismo oferecido em todos os hostels ou hotels, ou alugando uma bicicleta, já na região da vinículas, cerca de 30 minutos da cidade com transporte público. Ao lado vinívula La Rural onde também está o Museo do Vinho.

Na primeira opção visita-se geralmente duas vinículas,
alguns passeios têm almoço incluído. Os preços são no mínimo 50 pesos por pessoa, com duração de 4 horas o tour. Caso prefira a segunda opção, o destino mais perto de Mendoza é Maipú, onde várias agências oferecem o aluguel das bikes. Não há um guia, cada pessoa escolhe o que prefere visitar, cerca de 15 vinículas estão preparadas para receber turistas, e algumas além do vinho produz licores e azeite de oliva.

Optamos pelo passeio de bicicleta e chegar cedo é fundamental. As vinículas estão espalhadas por
uma área de 14km, distância relativamente fácil quando não se para a cada 2km para provar um vinho ou quando há pista exclusiva para ciclistas, o que não acontece por aqui. Apenas uma parte da avenida esta preparada para o turismo feito de bike. Na maior parte, fomos pelo acostamento de pedra fugindo dos caminhões. Fiquei imaginando como deve ser no verão quando milhares de turistas visitam a cidade. O precário caminho das uvas em Maipú.


Uma das melhores partes do passeio sem dúvida é Mr. Hugo, nome da loja em que alugamos as bicicletas e também de seu dono, um senhor na faixa dos 60 anos que recebe a todos os clientes como se fossem velhos conhecidos. Uma garrafa d´agua e um ¨copo¨ de vinho são oferecidos quando alugamos as bicicletas, e vários na volta. Como todas as víniculas fecham depois das 17h30min no inverno, todo mundo volta para Mr. Hugo e fica por lá, bebendo vinho e esperando o próximo ônibus para Mendoza.

Mr. Hugo
Bikes

http://www.mrhugobikes.com


Só isso?

Fiz esse tipo de turismo de vinho
em Napa Valey, na Califórnia, e comparando, a região que visitei em Mendoza ainda tem muito o que melhorar. As vinículas oferecem pouca variedade de vinho e quase nenhuma explicação sobre a região e o produto do local. Na Califórnia eram oferecidos cerca de 8 vinhos por vinícula, com uma tabela, e conforme os vinhos eram degustados e explicados cada um dava notas sobre o sabor, a cor, o cheiro... Talvez no verão, quando há mais turistas, as opções sejam melhores, infelizmente as que visitamos não foi o esperado. Ainda sim o tempo em Mendoza é sempre muito ensolarado e aproveitamos na medida do possível o que visitamos. As duas fotos são da vinícula Tempus Alba, uma ótima opcão para o fim de tarde.

Vinícula Tempus Alba

http://www.tempusalba.com/


Vinícula Trapiche

http://www.trapiche.com.ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário